Comportamento ao fogo em sistemas ETICS

Os edifícios devem ser concebidos e construídos de forma a possuírem caraterísticas que em caso de incêndio permitam aos moradores e/ou utilizadores evacuarem o local em segurança.

Essas caraterísticas devem incidir sobre a rapidez de propagação às zonas adjacentes, aos edifícios contíguos assim como na segurança proporcionada às equipas de socorro.

Comportamento ao fogo em sistemas ETICS
Comportamento ao fogo

Em Portugal atualmente publicado temos o DL 224/2015 que altera o antigo DL 220/2008, complementado com a Portaria n.º 135/2020, onde constam as classes de reação ao fogo para sistemas ETICS em função da altura do edifício. A exigência máxima, sem ponderar outros fatores, é de B-s2,d0. 

Portaria n.º 135/2020

De uma forma genérica um sistema ETICS que utilize EPS (polistireno expandido) cumpre o estabelecido na Portaria n.º 135/2020.

Comportamento ao fogo em sistemas ETICS

Sendo o entendimento da legislação em vigor que um sistema ETICS com EPS cumpre do ponto de vista de segurança contra incêndios para a maioria das situações, parece-nos sensato, até pelos acidentes existentes, por muitas publicações internacionais, por legislação em vigor em outros países da união Europeia, que se apresentem alguns procedimentos que se podem realizar que diminuem muito, a propagação da chama durante um incêndio numa fachada revestida com um sistema ETICS.

Comportamento ao fogo em sistemas ETICS

Carga térmica, fumo e partículas

Se por um lado a contribuição energética para o fogo é importante, não deixa de ser importante em determinados cenários ponderar os restantes parâmetros: opacidade do fumo produzido e queda de gotas ou partículas inflamadas que enquanto "KIT" classifica o sistema ETICS como um todo (exemplo: A2, s1-d0, para um sistema ETICS com lã de rocha)

Comportamento ao fogo em sistemas ETICS

Lã de rocha ou lã de vidro

Atualmente existem alternativas à utilização de EPS em sistemas ETICS, de onde salientamos nesta abordagem de melhor comportamento ao fogo, as lãs minerais. Tanto a lã de rocha como a lã de vidro possuem ambas uma classificação ao fogo A1. Salientamos ainda a melhoria acústica e melhor permeabilidade ao vapor de água por parte das lãs minerais.

Comportamento ao fogo em sistemas ETICS

Sistema ETICS com lã de rocha

O sistema ETICS com lã de rocha permite obter soluções com vantagens adicionais relativamente ao EPS (poliestireno expandido):
- melhor comportamento ao fogo - classe A1
- melhor permeabilidade ao vapor de água
- Melhor comportamento acústico

AUS THERM MW
Sistema ETICS completo em lã de rocha?

A prescrição do sistema ETICS deve ser planeada em projeto e além de obedecer aos critérios do cliente terá que cumprir os regulamentos em vigor e, apesar de na prática não nos parecer que exista uma obrigação legal para a utilização de lãs minerais em sistemas ETICS (exceção provável para quando se planeia usar EPS com maior densidade devido à carga térmica) contudo, não deixa de ser uma questão a ponderar tendo em conta o tipo de edifício e a utilização a que se destina. 

A questão preço acaba por limitar a utilização de soluções com lãs minerais já que são mais caras, nomeadamente as placas de isolamento que na generalidade custam o dobro para a mesma espessura quando comparadas com o EPS.

Proteção de vãos e aberturas

Sendo o incêndio originado no interior do edifício, ao "lamber" as aberturas (janelas, portas, etc.) irá exercer temperatura sobre o isolamento so sistemas ETICS.

Nestes exemplos, no primeiro caso, a proteção começa imediatamente ao nível dos vãos de janelas através da faixa em redor com lã de rocha. No segundo caso a solução passa por aplicar uma fiada em lã mineral em todo o perímetro na separação dos pisos.

Comportamento ao fogo em sistemas ETICS
Evitar / diminuir a propagação da chama

A vantagem das lãs minerais é o comportamento ao fogo (não inflamável) e a forma como as podemos usar em sistemas ETICS para melhor dotar os edifícios de caraterísticas ótimas de evacuação no caso de um incêndio. Estamos a falar não apenas em edifícios residenciais que possam conter muitos residentes, como também, edifícios escolares, centros de saúde ou qualquer local que devido às suas caraterísticas necessita de protocolos especiais de evacuação.

ALGUNS EXEMPLOS

Nota: a cor laranja indica a utilização de lã mineral.

Auswahl

© Copyright 2021 Auswahl - Todos os direitos reservados