Isolamento térmico, mais é melhor?

O isolamento térmico é uma das especialidade de maior importância em novas construções e motivo de preocupação em edifícios existentes.
Se no isolamento térmico pelo interior existem constrangimentos causados pelo espaço ocupado no interior ou pela necessidade de desocupar o espaço durante a intervenção, no isolamento térmico pelo exterior, existem de igual forma limitações ou pormenores que importa avaliar e coordenar adequadamente.

Isolamento térmico

Em situações de melhoria térmica basta pensarmos que qualquer solução de isolamento que se se implemente, será sempre melhor do que a situação prévia sem isolamento. Num exemplo de parede dupla com caixa de ar, adicionar 1cm de isolamento, pode corresponder até uma diminuição de 20% na energia transferida nos locais isolados. Conseguindo-se por exemplo implementar uma solução com 5cm de espessura de isolamento térmico, este melhoramento chega a reduzir até 55% na energia transferida.

Espessura de isolamento

Espessura de isolamento

Em muitas situações existe a resposta a dar relativamente à espessura de isolamento a utilizar. Se por um lado em novas construções existe a necessidade de cumprir com os regulamentos existentes em fase de licenciamento, em edifícios existentes, serão as limitações arquitetónicas e o local a influenciarem a espessura de isolamento a utilizar.

Vamos tentar compreender se mais isolamento será sempre melhor na perspetiva da justificação da menor energia transferida. Para isso vamos usar um exemplo de um edifício novo, com tijolo térmico de 24cm, com uma resistência térmica de 1,07m2.ºC/W, associado a uma solução de isolamento térmico pelo exterior (ETICS; Capoto) com uma condutibilidade de 0,038 W/m.ºC. 

Gráfico1

Pode-se verificar que de facto à medida que se aumenta a espessura de isolamento o coeficiente de transmissão térmica U (W/m2.ºC) baixa, mas nitidamente a partir dos 14-15cm de espessura importa avaliar a relação custo/benefício/solução construtiva.

Gráfico1

Fica a questão: que espessura de isolamento utilizar?

O isolamento térmico não pode ser analisado de forma independente, mas sim como um dos componentes de um processo que importa harmonizar de forma a alcançar o melhor compromisso com as condições climatéricas, com o processo construtivo, com a disponibilidade financeira, etc. Como conclusão será uma discussão a ter com a equipa de projeto.

Colocando os ganhos por cada incremento de 1cm no isolamento, podemos verificar mais uma vez que a partir dos 14-15cm os ganhos por cada 1cm são inferiores a 5%.

Auswahl sistemas ETICS

© Copyright 2022 Auswahl - Todos os direitos reservados